quinta-feira, 5 de novembro de 2009

notícias do velho mundo

Bom dia, meninos! Como estão os trabalhos na oficina? Fiquei muito satisfeita com o resultado da intervenção e com o gás que vocês deram para que tudo ficasse pronto a tempo! Quanto a mim, já há algum tempo venho querendo escrever, mas as coisas começaram muito puxadas aqui, e no país da burocracia, muitos papéis para preencher! Mas o ambiente é muito legal. No meu curso tem pessoas de 17 nacionalidades diferentes!!!! Já experimentei comidas da India (realmente indiana), do Egito, méxico. Além disso, as discussões da cidade e do desenvolvimento urbano com diferentes pontos de vista e diferentes experiências é bem bacana. Por isso, viajantes de plantão, comecem a aprender uma língua e ver quais as possibilidades mais interessantes!
Quanto ao trabalho, claro que começo com um puxão de orelha! Alguns andam um pouco relapsos com o blog, o que anda acontecendo? Outros já colocaram muitas coisas interessantes que estão acontecendo por ai!
Baseado nas fotos e nos memoriais dos grupos, vão ai minhas observações:
Grupo Radamés: Em relação a nova disposição, o que vocês acharam? e os professores? Em relação à inauguração, como foi colocar os móveis do DA aí? Gostei dos painéis, mas senti falta de fotos mais autl explicativas. E esse comentário vai pra toda a turma. Lembrem-se gente da importância de se documentar um trabalho! E como está a acústica da sala?
Lounge do Profeta: Como está o uso do lounge agora? os móveis ainda permanecem? dão conta do recado? Tenho uma dúvida: qual a importância que vocês acham de dar somente uma 'certa flexibilidade' e não uma flexibilidade inteira?
Pátio Interno: Gostei muito dos ambientes que vocês criaram para a permanência dentro da escola. A pergunta vai: As pessoas passaram a utilizar o espaço? Em relação aos elementos decorativos, eles tem carater permanente ou temporário? O piquenique e o campeonato de peteca: quais os resultados?
D.A.: A campanha do CD foi bem bacana. Mobilizou as pessoas? Tenho as minhas dúvidas quanto ao lixo, será que ao longo prazo, uma campanha eficiente de coleta de lixo não poderia ser mais interessante? E a senhora do cachorro quente? ainda alimenta as pessoas?
Jardim Externo: Qual o impacto da intervenção temporária na região? Existiria alguma maneira de causar um impacto que seja mais duradouro? Ou não seria necessário? Senti falta de mais fotos, como disse para o primeiro grupo.

Considerações finais: Como disse, fico muito satisfeita com o esforço seus para o trabalho. Acho que fica a questão: como podemos influenciar na produção do lugar? Qual o nosso papel enquanto arquitetos? Acho que esta intervenção pode dar a vocês o feedback de realmente alterar (ou não) o espaço construído - as coisas positivas e negativas. Gostaria de receber uma mensagem suas com algumas das minhas respostas!

Já tomaram fôlego para os próximos que vêm?
Me escrevam!
Um abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário